Como os saltos altos podem ‘arruinar’ os seus pés

Usar saltos altos pode fazer com que pareça mais alta, as suas pernas mais compridas e os tornozelos mais elegantes. Mas já alguma vez pensou no mal que eles podem fazer aos seus pés?

“Saltos altos podem criar calos nos dedos dos pés, calos entre os dedos dos pés, estragar e endurecer as unhas dos pés, provocar joanetes ou agravá-los, alterar o formato dos pés e afetar os seus joelhos e ancas”, explica o podologista Andrew Gladstone ao Business Insider.

Um estudo da Stanford University, publicado no Journal of Orthopaedic Research, concluiu que usar saltos com cerca de nove centímetros, ou mais, pode provocar estiramentos do joelho e, consequentemente, artrite, uma doença degenerativa das articulações.

Mas não fique alarmado. Há pessoas que sempre usaram saltos altos e nunca tiveram qualquer um destes problemas, tal como explica o especialista.

“Depende do formato do pé”, afirma Andrew Gladstone, acrescentando que a capacidade de uma pessoa para aguentar saltos altos é determinada ainda no útero da mãe.

O podologista realça ainda que não são apenas os saltos altos que fazem mal aos pés. Os sapatos rasos também podem fazer o mesmo. “Por vezes é o próprio sapato que danifica os dedos dos pés. Se se sentir confortável com saltos altos, então é porque eles têm a altura certa para si”.

O conselho de Gladstone é simples: “dê ouvidos aos seus pés – se dói, é porque não deve usá-los”. Esteja atento à saúde dos seus pés.