“Carlos Costa poupou dinheiro aos contribuintes”, diz Passos

Pedro Passos Coelho voltou a defender a atuação do governador do Banco de Portugal. Admitindo que possa ter tido falhas, o anterior primeiro-ministro acha que Carlos Costa “foi um homem corajoso” e defende até que “poupou muito dinheiro aos contribuintes”.

O líder do PSD voltou ainda a defender uma auditoria externa para apurar o que aconteceu no Banif, garantindo que fez tudo o que podia para resolver o problema.

"Eu resolvi muitos problemas em bancos. O Banif não se conseguiu resolver", admitiu, reconhecendo que não encontrou compradores para o banco.

"Nós tentámos. Simplesmente nenhum comprador apareceu para o Banif", afirmou em entrevista à SIC, explicando que um dos problemas da venda teve que ver com o facto de o Estado se ter recusado a perder o dinheiro que lá tinha investido. "Havia interesse se o Estado aceitasse perder o dinheiro que lá tinha", revelou.

Novo Banco deve ser vendido 

Passos continua convencido de que vender o Novo Banco é a melhor solução, apesar de até Vitor Bento – que Passos começou por nomear para gerir o Novo Banco – ter reconhecido que a nacionalização pode ser a melhor saída para o 'banco bom' do BES, dada a dificuldade da venda e a crescente 'espanholização' da banca portuguesa.

"Acho bem que se trate de vender o banco. Acho que o banco é vendável", lançou, criticando a forma como a esquerda tem gerido o processo.

"Não se vende um banco como o Novo Banco a ameaçar com a nacionalização", argumentou o social-democrata que não vê necessidade de o Estado ter mais um banco além da Caixa Geral de Depósitos.