Rumores de OPA suspendem acções do BPI

As acções do BPI foram suspensas hoje de manhã, depois de uma notícia da Bloomberg que dava conta de conversações entre Isabel dos Santos e os espanhóis do CaixaBank para ultrapassar o diferendo quanto aos negócios em Angola. No mercado há rumores de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) dos espanhóis.

Segundo a Bloomberg, o Caixabank está em negociações para comprar a participação da investidora angolana. Os espanhóis e Isabel dos Santos estão há meses divididos quanto à estratégia para reduzir a exposição à atividade em Angola. O banco tem até 10 de abril para reduzir a carteira de negócios em Angola, por imposição do BCE, e a partir dessa data verá os rácios de capital penalizados, o que poderia conduzir a aumento de capital.

Os analistas de banca ouvidos pelo Negócios consideram que as negociações entre o CaixaBank e a angolana Isabel dos Santos é positiva para o BPI e aumenta a probabilidade de uma nova OPA sobre o banco. Esta manhã, antes da interrupção da negociação, os títulos do BPI estavam a valorizar mais de 10%, perante a possibilidade de uma nova oferta de aquisição.

O CaixaBank já fez uma OPA no início do ano passado, mas enfrentou a resistência de Isabel dos Santos. Os espanhóis, que têm 44% do banco, propuseram depois uma cisão dos negócios africanos da instituição, mas, com os limites de votos em vigor, tem enfrentado o poder de veto de Isabel dos Santos, com 18,6% do capital.

As negociações dão-se num momento em que o Governo está a estudar também uma solução legislativa para o impasse, porque teme que o banco enfrente dificuldades de capital caso o diferendo se arraste para além do prazo dado pelo BCE para resolver a exposição a Angola.

Uma solução em cima da mesa é a revisão do Código de Valores Mobiliários para permitir que os espanhóis votem sem limitações e aprovem a cisão.

joao.madeira@sol.pt