DGS: Legionella obriga à transferência de doentes e funcionários do hospital da Régua

O hospital da Régua vai hoje fechar depois de ter sido encontrada legionella na água.

Nuno Gonçalves, presidente da Câmara de Régua, adiantou ontem à noite à Lusa que tinha sido informado de um surto de legionella no hospital da cidade, o que iria implicar o encerramento do estabelecimento hospitalar e a transferência de doentes e funcionários na quinta-feira.

Em declarações à TSF, Francisco George esclareceu que foi durante uma operação de rotina de análise à água da unidade hospitalar que a bactéria foi descoberta.

O diretor-geral de Saúde realçou que se trata de uma situação de risco, mas que não é nem um surto, uma vez que não há pessoas infetadas, nem “um problema humano” .

Esta quinta-feira, os funcionários e 12 doentes do hospital da Régua vão ser transferidos para outra unidade de saúde do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

"Um cuidado preventivo de evitar a exposição de doentes acamados a este risco", acrescentou Francisco George.

Irá agora proceder-se à desinfeção das canalizações, algo que deverá demorar alguns dias, de modo a garantir que não existe qualquer risco.

O diretor-geral de Saúde procurou ainda tranquilizar a população da Régua ao dizer que as autoridades estão atentas à qualidade da água da rede pública e que não foi detetado qualquer problema.