Contratação de Maria Luís põe Arrow na berlinda na comissão do Banif

Depois de o BE apresentar à Comissão de Inquérito um requerimento a pedir informações sobre as empresas que compraram créditos ao Banif, é a vez de o PS querer mais esclarecimentos sobre as relações entre o banco e as empresas da Arrow Global que contratou Maria Luís Albuquerque para um lugar não executivo.

Contratação de Maria Luís põe Arrow na berlinda na comissão do Banif

Num requerimento entregue esta sexta-feira, os deputados socialistas requerem a audição de John Calvão e João Ferreira Marques, na qualidade de gestores da sociedade Whitestar Asset Solutions.

A Whitestar Asset Solutions é a empresa detida pela Arrow Global que em 2014 comprou 300 milhões de euros de crédito malparado ao Banif e que agora foi contratada para avaliar a carteira de crédito em risco e imóveis da Oitante, a empresa veículo dos ativos tóxicos do banco que ficaram fora do ‘banco bom’ adquirido pelo Santander.

Apesar destas coincidências, foi a contratação da ex-ministra das Finanças, anunciada no site da Arrow, que chamou a atenção dos socialistas e os fez querer ter mais esclarecimentos sobre as ligações entre estas empresas, tanto mais que – como sublinha o PS no requerimento – “ o próprio CEO da Arrow Global Group PLC salienta a importância do percurso político de Maria Luís Albuquerque para a referida contratação”.

Com estes dados em cima da mesa, o que os deputados do PS na Comissão de Inquérito ao Banif querem agora é “aferir qual a influência da sociedade Whitestar Asset Solutions no âmbito do processo Banif e quais os contactos que foram estabelecidos nesse âmbito entre os responsáveis da sociedade e Maria Luís Albuquerque”. E é por cima que querem ouvir os gestores da sociedade Whitestar.