Porque é que nunca devemos utilizar cotonetes para limpar os ouvidos?

Para muitas pessoas, limpar os ouvidos com cotonetes faz parte de uma rotina tal como lavar os dentes ou tomar banho. Mas será que têm noção do quão danoso pode ser?

“A regra é: nunca coloque nada dentro do seu ouvido que seja mais pequeno que o seu cotovelo”, explica William H. Shapiro, técnico de audiologia e professor na NYU Langone, num vídeo do Business Insider.

O especialista afirma que os cotonetes apenas se limitam a empurrar a cera mais para dentro do ouvido, podendo ficar junto ao tímpano. O tímpano precisa de vibrar e se houver muita cera por perto, a membrana timpânica pode não vibrar corretamente, podendo provocar perda de audição.

E é preciso também dar valor à cera, já que tem um papel fundamental na saúde do nosso ouvido. “A cera protege os nossos ouvidos de insetos e lubrifica o canal auditivo”, explica William H. Shapiro.

A cera impede ainda a entrada de cabelos, pós e pele morta dentro do ouvido. Isto sem falar nas propriedades ácidas da cera, que impede o crescimento de fungos.

“Ter cera não é necessariamente mau, não quer dizer que tenha um ouvido sujo. E os doentes nunca devem tentar retirar cera por eles próprios”, conclui o técnico de audiologia.