‘Maria Luís Albuquerque cometeu erro de palmatória’

Maria Luís Albuquerque não devia ter aceite o lugar de administradora não executiva na Arrow Global, uma sociedade financeira que comprou ao Banif 300 milhões de euros de crédito malparado, defendeu ontem Marques Mendes na SIC. Para o ex-líder do PSD, a antiga ministra das Finanças “cometeu um erro de palmatória que a vai afetar…

Para Mendes, a questão que se coloca vai para além da lei: "Do ponto de vista legal, não há nada que a impeça de aceitar o lugar. Pode aceitar, mas não deve, do ponto de vista da ética política". E recordou que "a ética está para além da lei", ainda para mais quando se trata de uma pessoa que enquanto ministra das Finanças "fez um discurso moralista, de sacrifícios".

Mendes considerou ainda inaceitável que Maria Luís Albuquerque tencione acumular o novo emprego com as funções de deputada. "Este caso tem consequências a vários níveis. Para a classe política, é uma machadada na margem dos políticos. Em segundo lugar para o PSD, na medida em que aos olhos das pessoas ela era o número dois de Passos Coelho. O PSD tem congresso agora e, se por acaso alguém estava a pensar nisso, acho que ela não poderá ter nenhum lugar nos órgãos do partido", concluiu.