Sharapova acusou positivo num controlo antidoping

A tenista Maria Sharapova anunciou esta segunda-feira ter acusado positivo num teste antidoping durante o Open da Austrália.

Sharapova acusou positivo num controlo antidoping

A atleta russa defende que a “culpa” deste resultado é de um medicamento (Meldonium) que toma desde 2006 e que passou a ser proibido em janeiro.

Sharapova afirma que recebeu um email da Agência Mundial Antidoping em dezembro de 2015, que continha os nomes das novas substâncias proibidas. A tenista confessa que não leu o documento: Assumo todas as responsabilidades, os meus erros e lamento desiludir os meus fãs com tudo isto. É importante dizer que a substância não estava na lista das proibidas até o ano passado. Tomei-a legalmente nos últimos dez anos. Em janeiro, as regras mudaram, e a substância foi proibida e eu não sabia. É o meu corpo, é o que eu coloco dentro dele. Não posso culpar quem trabalha comigo."

A atleta de 28 anos disse que não sabe quando e por quanto tempo será suspensa.

"Eu cometi um erro grande e dececionei os meus fãs e o ténis. Não quero terminar a carreira assim e espero ter outra oportunidade de jogar. Se eu fosse anunciar a reforma não seria num hotel de Los Angeles e com esta carpete feia", afirmou.

O Meldonium é usado para tratar doenças neurológicas e cardíacas.