Saiba se compensa depósitos só para mulheres

O Crédito Agrícola é o único banco a apresentar um depósito a prazo a pensar no segmento feminino.

Alguns bancos promovem produtos financeiros só para mulheres a propósito do Dia Internacional da Mulher. No entanto, nem sempre os rendimentos apresentados são os mais atrativos.

De acordo com a ronda feita pela Associação de Defesa do Consumidor (DECO), os rendimentos rondam os 0,2% e apenas três bancos oferecem produtos/serviços financeiros para este segmento. É o caso da Caixa Geral de Depósitos, o Millennium bcp e o Crédito Agrícola. “Cada um tem uma oferta diferente, mas os dois primeiros apresentam mais serviços; aliás, no caso do Millennium é mesmo apenas uma operação de cosmética, já que não existe nenhum serviço ou produto exclusivo. Apenas o Crédito Agrícola tem um depósito com quatro prazos disponíveis (3, 6, 12 e 24 meses) exclusivo para as senhoras”, revela a associação.

O serviço Caixa Woman, da Caixa Geral de Depósitos, destina-se exclusivamente a mulheres. Além das contas à ordem, tem também seguros de vida especiais para problemas do foro feminino, bem como cartões de crédito e de débito. Já em termos de produtos de poupança, não existe nada especificamente para este segmento.

Já o Millennium bcp apresenta um canal exclusivo para as senhoras, apenas com dicas e sugestões de poupança. Esta página encaminha depois para produtos que estão acessíveis a todos os clientes. Ou seja, de acordo com a entidade “a oferta de produtos exclusivos para as senhoras é uma miragem”.

A exceção é o Crédito Agrícola. O banco aposta no Depósito CA Mulher e é o único depósito a prazo para este segmento. São contas de curto e médio prazo (3, 6, 12 e 24 meses) sem risco e com garantia de capital. Destinam-se a mulheres, clientes particulares, empresárias em nome individual e profissionais liberais com idade superior a 18 anos.

Estas contas podem ser constituídas com um montante mínimo de 250 euros e renovam automaticamente pelo prazo igual ao da sua constituição. Se a cliente optar pela renovação automática da conta, esta permite reforços na data do vencimento com um mínimo também de 250 euros.

 No entanto, de acordo com a DECO, “todos os prazos proporciona um rendimento líquido bastante inferior à taxa de inflação prevista para este ano (1,1%, segundo o Banco de Portugal). Ou seja, as senhoras perderão poder de compra com esta aplicação do Crédito Agrícola. O rendimento varia em função do prazo, entre 0,1 e 0,2% líquidos, ou seja, praticamente zero”, salienta.

Daí a entidade considerar que quer seja homem ou mulher, os conselhos financeiros são os mesmos: os critérios a ter em conta na escolha dos produtos são o rendimento, a liquidez e o risco (entenda-se também segurança). “Como para qualquer pessoa, o conselho também é influenciado pelo prazo pelo qual pretende investir e consoante o montante que deseja colocar de parte”, conclui.

Por isso, se pretende investir a curto prazo, os depósitos são a melhor opção. Encontra taxas até 1,5% líquidas para o prazo de um ano. Já os Certificados de Aforro rendem apenas 0,6% líquidos neste mês de fevereiro. Estes últimos não são particularmente interessantes, pois a sua taxa base depende da Euribor que, atualmente, está em terreno negativo.

 Se tenciona investir sem risco e por prazos superiores a dois anos, os Certificados do Tesouro Poupança Mais são a melhor opção. Proporcionam um rendimento anual efetivo de 1,6% líquido, no mínimo, supondo que mantém durante os cinco anos. O montante exigido são 1000 euros e subscrevem-se nos Correios.