Câmara de Gaia alvo de buscas

A Polícia Judiciária esteve esta terça-feira na câmara de Gaia para recolher documentação informática, no âmbito de uma investigação à ex-Gaianima, a empresa municipal de gestão de eventos culturais e equipamentos desportivos.

Os inspetores da PJ realizaram nove buscas a diferentes locais, entre eles o edifício da autarquia e a casa de ex-administradores daquela empresa. O antigo director financeiro da Gaianima – que entretanto assumiu funções na Gaiurb, depois da extinção da primeira empresa, no ano passado – foi um dos visados. A PJ investiga eventuais crimes de gestão danosa que terão sido praticados no tempo em que Luís Filipe Menezes esteve aos comandos a câmara municipal.

No entanto, Menezes não deverá ser focado nesta investigação. Segundo avançou fonte da PJ ao “Público”, a operação desta tarde é realizada no âmbito de um inquérito que não visa directamente o antigo presidente da câmara.

No início de 2014, meses depois de tomar posse, o sucessor de Menezes na presidência da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, enviou para a Procuradoria-geral da República o resultado de uma auditoria externa às contas da ex-empresa municipal. Desse documento constariam “ilegalidades muito significativas”.

Não é a primeira vez que a Gaianima é alvo de buscas. Já em Setembro de 2014, antes da sua extinção, a empresa tinha recebido a visita da PJ. Na altura, a autarquia referiu que “não se tratou de buscas com mandato judicial, mas sim de diligências feitas pelos inspetores da Polícia Judiciária”.