Os encontros insólitos nos bastidores da tomada de posse de Marcelo

O dia da tomada de posse do Presidente da República é também a oportunidade para alguns encontros improváveis e momentos capazes de dar fotografias que dificilmente se conseguiriam de outra forma.

Para a história em imagens do dia em que Marcelo se torna Presidente fica o friso na galeria onde se sentaram os derrotados das eleições de 24 de janeiro. Não todos. Faltou Maria de Belém ou Marisa Matias. Mas Sampaio da Nóvoa fica na foto, ladeado por Tino de Rans e Jorge Sequeira, candidatos fora do sistema.

Sem som na fotografia, não é possível saber de que falaram o calceteiro Tino e o catedrático Nóvoa. Mas os sorrisos constantes de Sampaio da Nóvoa fazem imaginar uma conversa animada, a que acabaria por se juntar Jorge Sequeira, esse mais preocupado em falar ao telemóvel do que em trocar impressões com os dois antigos adversários. Tino e Nóvoa não se calaram até começar a cerimónia, Sequeira falou pouco com os colegas de bancada.

Também de poucas palavras esteve Paulo Morais, sentado ao lado de Sequeira.

Atrás dele, outra imagem curiosa: Carlos Silva e Arménio Carlos, silenciosos e circunspectos, separados por uma das colunas das galerias. Dir-se-ia que líder da UGT e líder da CGTP estão com poucos motivos para conversas.

Mais animado esteve o agora conselheiro de Estado Francisco Louçã, que distribuiu cumprimentos calorosos pelo hemiciclo. Deu um abraço apertado a Catarina Martins e José Manuel Pureza e até veio saudar os jornalistas à bancada da imprensa.

Jerónimo de Sousa também não perdeu a boa disposição em dia de tomada de posse de um Presidente da "esquerda da direita" – como Marcelo se qualificou. O líder comunista aproveitou mesmo para tirar selfies com as deputadas socialistas Edite Estrela e Elza Paes.

Na bancada VIP, o tom era mais sério. Santana Lopes teve de dividir o espaço com o Presidente que dissolveu o Parlamento e o fez deixar de ser primeiro-ministro. Na mesma zona da galeria, Francisco Balsemão dava mais conversa a António Guterres, amigo de longa data de Marcelo Rebelo de Sousa.

Balsemão, que acabou por se zangar com o homem que convidou para diretor do Expresso, esteve longos minutos à conversa com Guterres, que ao mesmo semanário haveria de revelar como líder do PS ser difícil confiar num homem – Marcelo, então líder do PSD – que saía "a altas horas" da casa dos seus pais e tocava às campainhas de todos os vizinhos.

Quem também aproveitou para pôr a conversa em dia foi Freitas do Amaral e Eduardo Lourenço. Freitas que não conseguiu ser eleito Presidente na eleição contra Mário Soares, Lourenço que agora será conselheiro de Estado, já na casa dos 90.

Outro grupo animado, que ficará para a galeria de imagens do dia 9 de março de 2016 é formado pelos protagonistas do dia, o Presidente cessante Cavaco Silva, o Presidente eleito Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa e o presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues.