Esta bebida pode diminuir o risco de ataque cardíaco

    

Um estudo recente refere que beber uma chávena de chá por dia diminui 35% as hipóteses de ter um ataque cardíaco ou um problema cardiovascular, em comparação com pessoas que não bebem chá. 

E são várias as vantagens em beber chá diariamente, como explica o médico Elliott Miller no site WebMD. “Descobrimos que as pessoas que bebem chá têm uma progressão mais lenta da calcificação das artérias coronárias e uma diminuição na incidência de eventos cardíacos”, explica o especialista e professor no Johns Hopkins Hospital, em Baltimore.

O estudo analisou mais de seis mil homens e mulheres, desde o ano 2000. No início do estudo, ninguém tinha problemas cardíacos. Ao longo de 11 anos, os investigadores analisaram as pessoas que tinham tido ataques cardíacos, AVCs, dores no peito ou que tinham morrido devido a outras doenças e perceberam que as pessoas que bebiam chá tinham menos um terço de hipóteses de ter um problema cardíaco, durante o período em estudo, do que aquelas não bebiam chá.

Aliás, as pessoas que ingeriam entre uma a três chávenas de chá por dia – seja preto ou verde – tinham uma progressão mais lenta da calcificação das artérias.

Ainda assim, o estudo não conseguiu ainda comprovar uma ligação causa-efeito entre beber chá e problemas cardíacos. “É muito cedo para dizer que beber chá ajuda a ter menos problemas cardiovasculares como ataques cardíacos ou AVCs. Mas o estudo sugere que o chá pode ter propriedades naturais que protegem [as artérias] ou que as pessoas que bebem chá são, por norma, indivíduos mais saudáveis”, afirmou Elliott Miller.