Líder do PSD-Lisboa garante que não apoia Cristas

O presidente da concelhia do PSD, Mauro Xavier, garante que o PSD se apresentará com um candidato próprio na corrida à Câmara de Lisboa. Depois de Assunção Cristas ter anunciado no domingo que o CDS deverá apresentar uma “candidatura forte” para a câmara da capital nas autárquicas de 2017, assumindo que não deverá haver coligação…

“É bom lembrar que a última vez que um líder do CDS concorreu a Lisboa o PSD ganhou e a esquerda estava unida. Sempre defendi uma candidatura autónoma do PSD. Fico muito satisfeito pelo CDS ter a mesma opinião. Haverá tempo depois do congresso para discutir o candidato do PSD. Apenas posso confirmar que não será Assunção Cristas”, escreve Mauro Xavier no Facebook, assumindo que a nova líder dos centristas poderá vir a ser a candidata a Lisboa.
A declaração de Mauro Xavier surge na sequência da notícia de hoje no i, dando conta de que no PSD já há quem defenda que a líder do CDS pode ser uma boa solução conjunta da direira na capital, depois de o nome mais forte do PSD, Santana Lopes, se ter posto de fora da corrida às próximas eleições autárquicas.

A hipótese de Assunção Cristas como candidata a Lisboa foi colocada em aberto pela própria no Congresso do CDS, no fim de semana passado. "Proporei que o CDS apresente uma candidatura forte", anunciou Cristas no discurso de encerramento do 26.º Congresso do partido, lembrando o exemplo do único presidente de Câmara que o CDS já teve, Krus Abecassis.

Assunção Cristas, que disse ter como objetivo pôr o CDS “a crescer” nas autárquicas, anunciou já que quer manter o apoio ao independente Rui Moreira no Porto e que em Cascais e Aveiro vai tentar manter a coligação com o PSD que já está no poder.