Trump esmaga e Rubio abandona a corrida

Trump e Hillary mais perto da nomeação.

As eleições primárias nos estados da Florida,Ohio, Carolina do Norte e Missouri praticamente garantem a nomeação de Donald Trump, pelos republicanos, e Hillary Clinton pelos democratas. O multimilionário norte-americano venceu em todos os estados, menos Ohio, em que venceu o candidato local John Kasich; e a antiga secretária de Estado Hillary Clinton triunfou na Florida, Ohio, Carolina do Norte e Missouri. Neste último estado foi quase ultrapassada pelo senador Bernie Sanders.

A vitória do magnata Trump na Florida, estado de que é natural Marco Rubio – e onde foi eleito senador – levou à desistência deste. Num discurso emotivo que galvanizou apoiantes, o senador republicano, felicitou Trump pela sua "impressionante" vitória na Florida. Lembrou as suas origens familiares de imigrante, apelou para uma candidatura que una os americanos, independentemente da sua origem, e lamentou o facto de este "não ser o tempo de candidaturas optimistas", como a dele.

Rubio foi durante bastantes meses a esperança do aparelho republicano derrotar os candidatos mais extremistas, como Donald Trump e Ted Cruz. Os dirigentes republicanos temem que a eleição de qualquer um destes dois, mas sobretudo Trump, dê de bandeja a presidência ao candidato democrata, dado ao receio que terão os eleitores moderados.

Mas como disse Rubio no seu discurso, não vivemos tempos normais, e os americanos estão magoados com os políticos e o sistema, e estas primárias têm revelado isso.  O jovem senador de origem cubana garantiu que o país está a viver "uma tempestade política". "As pessoas estão fartas e frustradas com a direcção que tomou o nosso país", disse Rubio que pediu mudanças no establishment republicano, o mesmo que contava com ele para parar Trump. Sem sucesso, portanto.

Atualizado às 11h17