Atividade económica volta a desacelerar em janeiro

O indicador de atividade económica voltou a abrandar em Janeiro. De acordo com a síntese económica de conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgada esta quinta-feira, o indicador teve uma subida de 2,3% face a janeiro de 2015, mas este crescimento ficou aquém dos 2,6% registados em dezembro

O índice de produção na indústria e na construção tiveram maus desempenhos. O primeiro, apesar de ainda estar em terreno positivo, acentuou a tendência dos últimos meses e voltou a descer: o aumento homólogo de 1,1 em Janeiro representa menos 1,2 pontos do que no mês anterior.

O segundo reforçou a evolução negativa, tendo passado de uma quebra homóloga de 4,3% em Dezembro, para -4,5% em Janeiro.

O índice de volume de negócios melhorou ligeiramente mas continua em terreno negativo.

“As variações homólogas negativas destes índices nos últimos meses poderão refletir sobretudo diminuições de preços, uma vez que o índice de produção da indústria tem apresentado variações homólogas positivas, ainda que em desaceleração em dezembro e Janeiro”, refere o INE.

Já o indicador de clima económico, que tinha diminuído entre setembro e janeiro, aumentou ligeiramente em fevereiro.

Segundo os dados do INE, em Fevereiro, este indicador subiu 0,7% em termos homólogos, apenas mais 0,1 pontos do que em Janeiro. O indicador de confiança na indústria transformadora manteve-se em terreno negativo, ao registar um decréscimo homólogo de 2,9%.

Já o indicador no comércio manteve-se inalterado em relação a Fevereiro de 2015, depois de em Janeiro ter caído 0,7% face a igual período do ano passado.

O indicador de confiança da indústria transformadora estabilizou em fevereiro, após ter aumentado nos dois meses anteriores. O saldo das opiniões dos empresários da indústria transformadora sobre a procura global diminuiu ligeiramente, interrompendo o movimento positivo registado desde Dezembro, lê-se na nota do INE.