6 alimentos que ajudam a atrasar o envelhecimento

      

Existem vários alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento. Primeiro que tudo, a aposta deve ser feita em frutas e vegetais. Dentro desta área, existem uns que trazem mais benefícios do que outras.

O site da apresentadora Oprah Winfrey elaborou uma lista com os seis alimentos que não devem faltar na nossa despensa se queremos ter uma vida saudável e um aspecto jovem durante muitos e muitos anos.

1. Tomates: Contêm um antioxidante chamada licopeno. Este combate os radicais livres (moléculas que destroem as células boas e o nosso sistema imunitário. Assim, o tomate ajuda a prevenir vários cancros e o aparecimento de outras doenças.

2. Couve: Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina K, que ajuda a prevenir doenças cardíacas e a osteoporose. Para além disso, a couve contém muitas fibras, que ajudam a baixar a pressão arterial e a equilibrar os níveis de colesterol.

3. Beringela: A cor viva da pele deste vegetal deve-se à presença de um antioxidante chamado Nasunin. Este nutriente ajuda a combater a propagação de células cancerígenas. Existem estudos que sugerem que este nutriente atrasa o desenvolvimento da doença de Alzheimer, lê-se no site acima referido.

4. Pimentos vermelhos: Este vegetal possui grandes quantidades de vitamina C – que ajuda a produzir glóbulos brancos, que combatem germes e bactérias que invadem o nosso sistema imunitário. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition afirma que as pessoas que fazem uma dieta rica em vitamina C têm menos rugas (provavelmente devido à produção de colagénio, que ajuda a ter uma pele firme).

5. Amoras: Possuem vários antioxidantes que bloqueiam as enzimas que formam coágulos sanguíneos, diminuindo o risco de ataques cardíacos ou de enfartes, explica um estudo da Harvard Medical School.

6. Couves de Bruxelas: O enxofre, componente químico existente nestes vegetais, ajuda a bloquear as enzimas que ajudam no crescimento dos tumores. Para além disso, um estudo publicado em 2012 mostra que este composto químico ajuda a prevenir casos de artrite reumatóide.