Portugueses infelicíssimos

O Relatório Mundial da Felicidade da ONU foi atualizado em 2016, e Portugal voltou a cair no ranking, agora para a 94ª posição.

A Dinamarca é naturalmente o país mais feliz do mundo, e ninguém ali se admirou por a vencedora das eleições, da esquerda democrática, não conseguir maioria parlamentar, e o Governo estar a ser exercido pela direita.

Os suíços ficam-se pelo segundo lugar da lista, seguidos pela Islândia (nem a falência da Banca do País tornou os islandeses infelizes). A Noruega vem em 4º e a Finlândia em 5º.

Vejamos outros países razoavelmente qualificados: Canadá (6º), Nova Zelândia (8º), Austrália (9º), Suécia (10º), Israel (11º),  EUA (13º), Alemanha ( 16º). Já o  Reino Unido fica num modesto 23.º lugar . A China está sensivelmente a meio da tabela, no 83.º posto, numa lista que engloba 157 países.

Portugal cai da 88ª posição, no ranking de 2015, para a 94ª. Mais satisfeitos do que os portugueses estão, por exemplo, os habitantes do Líbano (93º), Paquistão (92º) e Hungria (91º). Ainda mais infelizes do que os portugueses estão os gregos (99º).

Os mais infelizes de todos,porém, são os habitantes do Burundi (157) e da Síria (156).

Enfim, o relatório ideal para celebrar o Dia Mundial da Felicidade, que se assinala a 20 de março.