O Reino Unido sair da União Europeia? Saiba quanto custava a decisão

Abandonar a União Europeia poderia causar perdas de 100 mil milhões de libras (130 mil milhões de euros) à economia do Reino Unido. Os dados foram avançados pela consultora PwC, encomendado pela Confederação da Indústria Britânica (CIB).

De acordo com as contas dos analistas, o país poderia perder o equivalente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos quatro anos se abandonasse o mercado comum após o referendo sobre a permanência na UE, a 23 de junho.

Segundo esses cenários, as receitas por lar seriam entre 2.730 a 4.810 euros inferiores em 2020, enquanto a taxa de desemprego poderia aumentar entre 2% e 3%, o que colocaria em risco até 950 mil postos de trabalho.

A análise sustenta que o crescimento económico reduzir-se-ia entre 2017 e 2020 e poderia chegar a ser nulo em 2017 ou 2018 devido ao impacto no comércio.

"Este estudo mostra muito claramente por que deixar a União seria um passo atrás real para os níveis de vida, o emprego e o crescimento", assinalou a diretora geral da CBI, Carolyn Fairbairn.

Os analistas dizem ainda que esta saída provocaria "três grandes golpes" no Reino Unido: "uma maior incerteza, um choque negativo para o comércio e para os investimentos, e uma força de trabalho reduzida pela imigração".