Portugueses feridos em Bruxelas podem ser menos do que 21

Dos anunciados 21 feridos portugueses nos atentados de Bruxelas, a Secretaria de Estado das Comunidades já conseguiu entrar em contacto com 10, que estão bem. Os ferimentos são ligeiros e foram tratados nos postos de atendimento junto aos locais das explosões, disse ao SOL fonte do gabinete do secretário de Estado, José Luís Carneiro.

A Secretaria de Estado continua a tentar contactar as restantes vítimas, mas o número total pode ser menor que o anunciado. “Há três nomes que nos foram fornecidos que têm a mesma data de nascimento e nomes parecidos, desconfiamos que possam ser a mesma pessoa”, conta fonte do gabinete do secretário de Estado. A confirmar-se a repetição, os feridos seriam no total 18.

Até agora há a confirmação de apenas um único português hospitalizado.

“Falámos já com dez pessoas. Todas elas tinham tido ferimentos ligeiros e passaram pelas tendas de atendimento, não eram necessários cuidados especiais”,  conta a referida fonte governamental. A existência de uma lista de 21 portugueses feridos foi hoje dada a conhecer pelo secretário de Estado das Comunidades.

A maioria dos feridos terá sido atingida pelas bombas colocadas no aeroporto.

Há dois feridos cuja identidade foi divulgada. Um deles é André Pinto, que colocou uma foto tirada no hospital no Facebook. Este português tem 27 anos e é condutor de autocarros em Bruxelas. Estava no metro de Maelbeek quando deflagrou a bomba que matou pelo menos 20 pessoas e deixou mais de 100 feridos.

Ontem ainda foi conhecido o caso de uma enfermeira de Coimbra, de 30 anos também ferida na explosão do metro, e que recebeu tratamento hospitalar tendo tido alta.

Logo a seguir aos atentados, o primeiro-ministro, António Costa, em visita à Madeira, disse não haver vítimas portuguesas. “Era a informação que havia naquela momento. Mesmo esta lista pode não ser definitiva”, justifica a fonte do gabinete do secretário de Estado José Luis Carneiro. 

manuel.a.magalhaes@sol.pt