iPhone SE- mais pequeno, mas o mesmo desempenho

A Apple acabou com os rumores das últimas semanas com a apresentação do iPhone SE. É uma nova designação para um ‘novo’ conceito da marca. Se reparou nas aspas deste ‘novo’ é porque queríamos vincar que este é o conceito de iPhone idealizado por Jobs, e que a marca defendia com as palavras ‘este é o…

Mas é uma aposta e visa chegar a quem não gostou, não se adaptou, ou apenas prefere ecrãs mais pequenos. Faz lembrar a forma como a Sony encara o mercado e disponibiliza os seus topos de gama em formato compact, como o caso do Xperia Z5 e respectivo Z5 Compact.

O estranho aqui é não ter a mesma imagem, design, dos outros modelos, repescando o design (tão bom e diferente) do 5S, mas com algumas particularidades do 6. Mas é aqui que acabam as semelhanças.

Este iPhone SE pretende ser uma opção para quem quer um dispositivo da maçã com desempenho mas num corpo compacto. Isto significa que o hardware tem muitas das características que encontramos no iPhone 6s. Podemos contar com o potente processador a 64 bits A9, inclui o co-processador M9 e 2GB de RAM.

No campo fotográfico encontramos, também, as mesmas câmaras iSight utilizadas no 6S. Está dotado de sensores de 12 megapixels e 5 megapixels para as partes posterior e frontal, respetivamente, e possui a capacidade para fazer vídeo 4k.

Nota para a  ‘Siri’, o assistente pessoal que agora não tem descanso. Está em permanente alerta com a designação Always-on, o que significa que basta clamar mesmo com o ecrã desligado.

A bateria é o mal, o ‘calcanhar de Aquiles de quase todos os smartphones, indiferente à marca. O design e a espessura limitam a autonomia dos aparelhos. No SE, e apesar de oficialmente não haver valores, rumores dão conta de uma bateria com 1715mAh de capacidade. É pouco, mas a marca apregoa uma melhor autonomia graças a uma melhor gestão de energia versus performance do sistema.

Já o sistema, software, não é novidade. Era imperativo um novo modelo sair com o mais recente sistema, e neste caso o iPhone SE já vem com iOS 9.3 de fábrica. Nesta nova versão do sistema temos a chegada do tão aguardado Modo Noturno, melhorias em algumas aplicações (como a app Notas ou a iBook) fazendo com que a experiência de uso seja ainda mais completa e intuitiva.

O preço ainda não foi divulgado para Portugal, mas a versão de 16GB terá um valor de referência de 399 dólares, e a versão de 32GB 499 dólares para o mercado americano.