Como se usa a Uber?

É a maior dor de cabeça dos taxistas mas não pára de juntar fãs em Portugal. Afinal, o que é que esta aplicação tem de diferente?

Registo

Basta ter um smartphone para usar o Uber. A aplicação está disponível para download gratuito e basta um registo com email e número do cartão de crédito para poder começar a usar o serviço.

Pedir um Uber

À partida, o sinal de GPS é suficiente para que o  motorista consiga perceber a localização precisa do cliente. Se não estiver correta, o melhor é escrever a morada e esperar para ver qual o Uber mais próximo. Escolhido o serviço, aparece no monitor o nome e a fotografia do motorista e detalhes sobre o veículo, isto porque, aparentemente, o carro não tem nada que indique pertencer à empresa de transporte. 
A partir daí, e através do GoogleMaps, é possível acompanhar em tempo real a chegada do carro e, entretanto, há a hipótese de calcular o custo final da viagem.

Viagem

Os motoristas da Uber são obrigados a uma certa etiqueta, tanto de visual como de trato com os clientes. Não há barbas por fazer e o fato é obrigatório (a gravata é facultativa). Uma das primeiras perguntas habituais, mal o cliente entra no carro, é sobre a temperatura do ar condicionado e estação de rádio, que podem ser alterados de acordo com o gosto de cada um. Todos os carros têm internet grátis e a password é fornecida pelo motorista.

Pagamento

Para o registo na aplicação, é preciso indicar os dados do cartão de crédito, isto porque não existe dinheiro físico nos pagamentos do serviço. A utilização do Uber não implica pagamento imediato, mas sim uma dedução do valor na conta bancária associada ao cartão de crédito. No entanto, o envio da fatura para o email é imediato.

Avaliações

No final da viagem, é possível avaliar o motorista, sabendo que as estrelas (de um a cinco) dadas contam para a permanência do motorista na empresa. Basta uma avaliação abaixo de 2,5 para que seja chamado a explicar o que se passou durante a viagem. Da mesma forma, também o motorista pode dar uma nota final ao cliente.

Viagens grátis

Quase como se funcionasse em rede, há sempre viagens grátis para quem traz amigos para o serviço e para quem a utiliza pela primeira vez. Convidar pessoas dá dez euros para ser usado em viagens, o mesmo valor que fica disponível para a primeira viagem de um novo cliente.
Além disso, a Uber já fez algumas campanhas especiais. Por exemplo, no dia das eleições presidenciais, a viagem era gratuita para quem pedisse o serviço para uma ida (ou regresso) a uma mesa de voto.

UberGreen

Lançado exclusivamente em Portugal, o projeto Uber Green disponibiliza, de 7 de março a 6 de junho deste ano, a opção de viajar de forma mais sustentável e sem emissões de dióxido de carbono. Segunda-feira foi o primeiro dia em que vinte carros 100% elétricos começaram a circular em Lisboa e no Porto, marcando a estreia da Uber numa versão mais amiga do ambiente.