Internacional

Estado Islâmico usa Trump em vídeo de propaganda

Não é a primeira vez. E possivelmente não será a última. O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump foi novamente usado num vídeo de propaganda do grupo terrorista Estado Islâmico.

AP Photo/Seth Perlman

Os autores do vídeo, divulgado pela Al Battar Media, grupo ligado ao Estado Islâmico justificam os atentados. “Os jatos dos velhos cruzados, incluindo os belgas, continuam a bombardear os muçulmanos no Iraque e no Levante, de dia e de noite, matando crianças, mulheres, velhos e destruindo escolas e mesquitas”.

A juntar a esta justificação, no vídeo de nove minutos, aparece uma citação de Donald Trump aquando dos atentados da passada terça-feira em Bruxelas. “Bruxelas era uma das cidades magníficas – umas das mais belas cidades do mundo há 20 anos – e segura. Agora é um espetáculo de horror, um espetáculo de horror absoluto”, pode ver-se no vídeo.

Como tem sido hábito, o vídeo pede ainda que as pessoas se juntem ao Estado Islâmico. “Irmãos, ergam-se” e “Reivindiquem a nossa vitória”, são algumas das frases usadas, em árabe, pelo narrador do vídeo.