Rui Moreira ataca TAP em livro

      

O livro TAP – Caixa Negra foi apresentado na semana passada. Trabalho revela bastidores da companhia e dirige fortes críticas à gestão.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, apresentou o livro sobre a TAP e o que considera ser uma “polémica estratégia de abandono do aeroporto do Porto”. Em 250 páginas, TAP – Caixa Negra abre a porta dos bastidores de várias situações que o autarca critica na transportadora aérea. 

O trabalho aborda temas como quem manda, afinal, na transportadora, o monopólio privado, os motivos da aposta em Vigo e a entrega de parte da operação TAP à White. Acima de tudo, o autarca explica as várias razões que o levaram a assumir nos últimos meses aquilo a que chama “guerra séria”. Para o presidente da Câmara do Porto e Nuno Santos, adjunto do autarca e coautor da publicação, ganha importância “revelar pormenores acerca da vinda da Ryanair para Portugal, de jantares secretos e cartas a vários primeiros-ministros”.

A publicação aborda ainda “números e outros dados acerca da TAP, dos negócios no Brasil, da compra e desaparecimento da Portugália e da contratação da White Airways para operar a anunciada ponte aérea entre o Porto e Lisboa, com aviões da brasileira Azul”.