Porque é que o dia de Páscoa está sempre a mudar?

Tudo depende do calendário que seguimos. A Páscoa, dia em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, ocorre no primeiro domingo após a ‘Lua Cheia Pascal’ (a primeira lua cheia de Primavera), explica a revista Time.

Esta lua cheia ocorre sempre após o equinócio de Primavera, estipulado como sendo a 21 de Março pela Igreja Cristã no Concílio de Niceia, em 325 D.C., e pelo calendário gregoriano, introduzido pelo Papa Gregório XIII, em 1582.

Assim sendo, a Time explica que a Páscoa pode calhar entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.

É também por isso que os dias que antecedem o Domingo de Páscoa, como a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, são considerados ‘festividades móveis’.

No entanto, os ortodoxos não adoptaram esta forma de decidir quando calha a Páscoa e optaram por se guiar pelo calendário juliano, adoptado por Júlio César em 45 A.C. Este calendário tem uma diferença de 13 dias para o gregoriano. Isso faz com que “a Páscoa ocorra mais tarde para os ortodoxos do que para os que seguem a Igreja Protestante ou Apostólica Romana”, explica a Encyclopedia Britannica, citada pela Time.