Sete coisas que não deve fazer assim que acorda

Acordar cedo é uma tarefa simples para uns, mas extremamente complicada para outros.

Independentemente da facilidade com que acorda, há alguns erros que as pessoas costumam cometer de manhã e podem levar a que tenham um dia pouco produtivo.

O Business Insider compilou sete erros que se costumam cometer nas primeiras horas da manhã e que devemos (ao máximo) evitar.

1. Fazer as coisas instintivamente

Fazer determinadas tarefas instintivamente, durante a manhã, não é boa ideia. A nossa força de vontade é limitada, logo é importante conservá-la para quando efetivamente precisa dela. Para facilitar, o ideal é manter sempre a mesma rotina quando acorda para que as tarefas das primeiras horas do dia se tornem automáticas.

2. Adiar o alarme

Sim, estamos a falar da palavra ‘snooze’ que aparece no ecrã do seu telemóvel quando toca o despertador. Especialistas em sono dizem que adiar o despertador é uma má escolha e pode fazer com que passe o resto do dia meio ‘grogue’. Faça os possíveis para se levantar assim que o despertador toca para tornar o seu dia mais agradável.

3. Manter-se curvado

Assim que acorda de manhã é importante espreguiçar-se ou, pelo menos, esticar o corpo. Amy Cuddy, psicóloga de Harvard, explica que espreguiçar-se, enquanto ainda está deitado, é uma maneira de ganhar confiança para o começo de um novo dia.

4. Vestir-se no escuro

Vestir-se no escuro pode dar a indicação ao seu corpo de que ainda é noite e pode fazer com que fique ainda mais abatido durante o dia. Faça um esforço e acenda a luz ou levante as persianas assim que acorda.

5. Ver os mails

Sim, é complicado resistir a esta tentação, mas é importante evitar olhar para os mails que recebeu nas horas anteriores assim que acorda. Vai acabar por ficar ‘preso’ em todas as coisas que vai ter de fazer ao longo do dia e não é uma boa maneira de começar o dia.

6. Deixar a cama por fazer

Pode custar muito, mas é importante não deixar a cama por fazer. Charles Duhigg, autor do livro “The Power of Habit”, defende que fazer a cama é extremamente importante e que dá início a uma série de bons hábitos ao longo do dia.

7. Beber café

Sim, leu bem. Para a maioria das pessoas, a hora ideal para beber café é por volta das 9h30. Beber café demasiado cedo diminui a produção de cortisol no seu corpo, fazendo com que sinta que tem menos energia.