Coimbra vai ter um dos maiores centros culturais do país

Não se pode estar meramente sentado numa redação que é isto. Trovão mediático a escorrer pelos emails. A mensagem lê-se e subitamente percebemos que vem aí uma estrutura para nos mudar a vida.

Chama-se Convento São Francisco e é um edifício do século XVII que agora foi recuperado pelo arquiteto Carrilho da Graça para se tornar uma das maiores estruturas culturais do país, com capacidade para receber projetos de diferentes formas de arte, como se pode perceber pela programação que foi hoje anunciada. De abril e julho há Benjamin Clementine, Michael Nyman, Maria Rita, TAO Dance Theater, “António e Maria”, de Rui Cardoso Martins com Maria Rueff, entre outros. Tudo entre oito salas, auditórios e todas essas valências.

No press release pode ler-se que a dimensão do Convento só pode ser comparada, em Portugal, com o Centro Cultural de Belém. Este é um projeto da Câmara Municipal de Coimbra que prevê agitar o Centro do País, como forma de combate à centralização cultural que acontece em Lisboa e no Porto.

A programação agora apresentada serve apenas o próximo trimestre. As obras tiveram um custo superior a 40 milhões de euros.