Chipre: avião desviado por piratas do ar

Um avião da Egyptair foi esta terça-feira desviado por piratas do ar para o aeroporto de Larnaca, na costa sul de Chipre. O governo já confirmou a detenção do sequestrador.

Chipre: avião desviado por piratas do ar

Infografia de Óscar Rocha

As primeiras informações davam conta que o avião, que fazia um voo doméstico no Egito, entre Alexandria e o Cairo, transportava 81 pessoas. No entanto, novas informações sugerem que a aeronave levava 56 passageiros e sete membros da tripulação.

O governo cipriota confirmou entretanto a detenção do pirata do ar.

Autoridades enganaram-se no nome do sequestrador

O presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, já afastou a hipótese de se tratar de um ato terrorista. “Tem tudo a ver com uma mulher”, disse aos jornalistas. No entanto, o ministro da Aviação Civil egípcio afirma que não houve qualquer exigência efetiva e que o homem pediu ao piloto para aterrar em Chipre ou na Turquia.

O jornal Guardian, citando fontes governamentais, começou por avançar que o sequestrador era um professor de medicina veterinária da Universidade de Alexandria chamado Ibrahim Abdel Tawwab Samaha. Este homem teria pedido para ver a sua ex-mulher, que vive na cidade de Oroklini, perto do aeroporto de Larnaca.

No entanto, o porta-voz da presidência egípcia avançou com uma outra identificação: tratar-se-á de Seif El Din Mustafa, natural do Egito. Esta mesma fonte já tinha divulgado o nome de Ibrahim Samaha, mas, pouco tempo depois, acabou por corrigir a informação.

Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Chipre confirmou através do Twitter a identidade do sequestrador, adiantando apenas que “o sequestro permanece em curso”.

Notícia atualizada às 13h03