Chipre: sequestrador queria encontrar-se com representantes da União Europeia

As autoridades cipriotas confirmaram esta terça-feira a detenção de Seif El Din Mustafa, o homem que desviou um avião da EgyptAir para Chipre.

De acordo com declarações do primeiro-ministro do Egito, Sherif Ismail, à agência Reuters, o homem tem nacionalidade egípcia e pediu para se encontrar com representantes da União Europeia ou voar para outro aeroporto.

"A dada altura ele pediu para reunir com um representante da União Europeia e noutros momentos pediu para ir para outro aeroporto, mas nada específico", afirmou.

Sherif Ismail disse ainda que as autoridades vão interrogar Seif El Din Mustafa para saber quais os “verdadeiros motivos” deste sequestro.

Recorde-se que fontes governamentais começaram por avançar que o pirata do ar era Ibrahim Abdel Tawwab Samaha, um professor de medicina veterinária da Universidade de Alexandria. No entanto, o porta-voz da presidência egípcia admitiu o erro na identificação do sequestrador, revelando que se tratava do egípcio Seif El Din Mustafa.

O porta-voz do governo cipriota, Nikos Christodoulides, revelou através da sua conta no Twitter que todos os passageiros e tripulação estão a salvo.