Economia deverá crescer só 1,5% este ano

Banco de Portugal revê em baixa previsões macroeconómicas

O Banco de Portugal reviu em baixa as suas projecções macroeconómicas e a economia portuguesa só deverá crescer 1,5% este ano, menos três décimas do que o previsto pelo governo.

“As projeções para a economia portuguesa apontam para a continuação de um crescimento moderado da actividade económica, globalmente em linha com a evolução atualmente projetada para o conjunto da área do euro”, refere o documento divulgado esta quarta-feira pelo banco central.

Para 2016, a instituição liderada por Carlos Costa antecipa “um crescimento de 1,5%, semelhante ao registado em 2015, num quadro de deterioração do enquadramento internacional – não obstante a orientação acomodatícia da política monetária – de desaceleração do investimento empresarial e de resiliência do consumo privado corrente".

Em Dezembro, o Banco de Portugal previa um crescimento do PIB de 1,6% o ano passado (agora retirou-lhe uma décima) e de 1,7% em 2016.

Para 2017, a economia portuguesa deverá crescer 1,7%, menos uma décima da estimava apresentada em Dezembro. A previsão do banco central é suportada no “dinamismo do investimento e das exportações”.

Já para 2018, o Banco de Portugal projeta “um abrandamento da atividade para 1,6%, devido à “manutenção de constrangimentos estruturais sobre o crescimento potencial da economia portuguesa, com destaque para o elevado endividamento dos setores privado e público”.