Internacional

Guia para perceber o escândalo Panama Papers

O trabalho de investigação que trouxe a público os esquemas de lavagem e ocultação de património já começou a ter consequências um pouco por todo o mundo. Perceba melhor do que se fala:

 

O que é a Mossack Fonseca?

Um escritório de advogados no Panamá com serviços que incluem apoio jurídico e ajuda a gerir fortunas.

Onde opera?

Está sediada no Panamá, mas opera em todo em mundo. De acordo com o site da empresa, a Mossack Fonseca tem mais de 600 trabalhadores em 42 países.

Existe desde quando?

Foi criada em 1977 por Jürgen Mossack, um imigrante alemão. Atualmente, é o quarto maior maior fornecedor mundial de serviços offshore e trabalha para mais de 300 mil empresas.

O que revela esta fuga de informação?

A documentação sobre offshores, que começou agora a ser divulgada, revela a forma como chefes de Estado, criminosos e celebridades usam as offshore para esconder o património. Nesta investigação estiveram envolvidos 370 jornalistas em 76 países. São 11,5 milhões de documentos dos últimos 40 anos e envolvem mais de 214 mil entidades offshore ligadas a pessoas em mais de 200 países.

Que esquema de corrupção mostra a investigação?

Cerca de 500 bancos, incluindo a HSBS, UBS e a Société Générale, criaram mais de 15 mil companhias offshore, através da Mossack Fonseca.

O que alega a Mossack Fonseca?

A empresa garante que cumpre as leis anti-branqueamento e garante não ser culpada por falhas de intermediários – sejam bancos, advogados ou contabilitas.