Tropas de Damasco dominam os arredores de Al Qariatain

Forças armadas sírias e milícias libanesas irromperam domingo na localidade estratégica de Al Qariatain, ao sul da cidade de Palmira. As unidades do exército atacam o centro da cidade por vários eixos de Al Qariatain, que está nas mãos do Estado Islâmico desde o verão passado.

Segundo reporta a agência oficial síria, SANA, as forças de Damasco e os seus aliados estão neste momento a liquidar as últimas bolsas de resistência na localidade. Segundo esse comunicado da agência oficial, as forças governamentais tomaram também o controlo das zonas de Al Mazara, Al Jarubi e Al Kibir, nos arredores de Al Qariatain, destruindo fortificações, material de guerra e veículos do Estado Islâmico.

Por seu lado, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, organização não governamental ligada à oposição, confirmou esta ofensiva governamental e afirmou que as aviações síria e russa lançaram mais de 40 ataques às posições do EI na zona.

Este ataque a Al Qariatain produz-se depois de, nas últimas 24 horas, as forças governamentais terem recuperado as colinas que rodeiam a localidade. A frente de guerra na província síria de Homs passou para Al Qariatain depois de as tropas sírias terem retomado Palmira.

O Estado Islâmico reconquistou Palmira em maio passado e, três meses depois, conseguiu dominar Al Qariatain, onde sequestrou mais de 230 civis sírios católicos. As operações contra o Estado Islâmico intensificaram-se na Síria, devido a este grupo não estar abrangido pela trégua acordada entre forças governamentais e diferentes grupos da oposição ao regime de Bashar al-Assad, nos finais de fevereiro passado.