Sabia que os Simpsons ‘previram’ o caso dos Papéis do Panamá?

Um episódio da série Simpsons tem sido muito partilhado nos últimos dias. Isto porque, em 1996, os protagonistas fizeram referência a esquemas de fraude fiscal muito semelhante aos que foram agora divulgados nos chamados Papéis do Panamá.

No episódio ‘Bart the Fink’, da sétima temporada, Bart Simpson expõe os esquemas de fraude fiscal realizados pelo Palhaço Krusty – o gerente do banco desta personagem nas Ilhas Caimão é interrogado sobre as atividades do seu cliente.

"Peço desculpa. Não posso revelar informação sobre a conta secreta e ilegal desse cliente", afirma o gerente, que, quando desliga o telefone, se apercebe dos erros que cometeu: "Oh que porcaria. Não devia ter dito que ele era um cliente… Oh que porcaria, não devia ter dito que era segredo… Oh que porcaria! De certeza que não devia ter dito que era ilegal!".

As semelhanças com o caso dos Papéis do Panamá não passaram despercebidas e foram rapidamente expostas na Internet. Vários sites norte-americanos – como o Huffington Post e a Esquire – também já brincaram com o caso, dizendo que, mais uma vez, os Simpsons previram o futuro.