Ex-ministra teve reunião com Santander sobre Banif

A antiga ministra das Finanças confirmou ontem que esteve numa reunião no verão passado com o presidente do Santander Totta, onde Vieira Monteiro manifestou interesse na aquisição do Banif, depois de reestruturado.

"Tive uma reunião com o Santander, que se mostrou potencialmente interessado em comprar o banco, mas só após o plano de reestruturação, isto é, só depois de ser feita a separação dos ativos não rentáveis”, disse a ministra.

O Santander Totta foi o banco que comprou os melhores ativos do Banif depois da resolução determinada no final do ano passado. Numa audição anterior, o ex-administrador do Banco de Portugal António Varela indicou também que recebeu uma manifestação de interesse di Santander, que remeteu para a administração do Banif.

No caso da ministra, Maria Luís Albuquerque explicou que o encontro se deu no final do Verão passado, e que explicou a Vieira Monteiro que estava a ser preparada a reestruturação do Banif e que quando esse trabalho estivesse finalizado, seria lançado um concurso e o Santander poderia concorrer em igualdade de circunstâncias com outras instituições financeiras. “E que ganhasse o melhor”.

Ou seja, só quando o banco ficasse “limpo”, afirmou a ex-governante, acrescentando que o que disse a Vieira Monteiro foi que, quando o processo estivesse nessa fase, o Governo abriria um concurso. “E que ganhasse o melhor”.