‘Xô Draghi’: A ‘recepção’ do Bloco ao presidente do BCE

O Bloco chama-lhe “recepção alternativa”, mas é uma ironia evidente para a manifestação de protesto que convocou para hoje, contra a vinda de Mario Draghi a Lisboa e a sua participação no Conselho de Estado, a convite do Presidente da República.

‘Xô Draghi’: A ‘recepção’ do Bloco ao presidente do BCE

“Mario Draghi não é bem-vindo a Portugal! Vamos juntar todas as vozes no Largo de S. Domingos, às 19h, para dizer que a austeridade tem de acabar e as imposições das instituições europeias não se sobrepõe à soberania democrática dos povos”. Assim começa o texto publicado no Facebook pela concelhia de Lisboa, a organizadora do evento “Xô Draghi! – # Not welcome”.

Draghi “é um rosto da austeridade, da crise europeia e da perda de soberania democrática dos países do sul da Europa. Não é bem-vindo a Portugal e terá uma receção digna do triste papel que tem na política europeia”, diz ainda o BE.

O presidente do Banco Central Europeu tem assim um final de dia com protestos, depois de começar por almoçar com Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Carlos Costa, antes da sua intervenção no Conselho de Estado. A intervenção de Draghi será sobre a evolução da economia europeia, o que para o Bloco recorda que ele “tem sido um dos responsáveis pela imposição de políticas recessivas que, em nome da salvação da banca”. Manuel Agostinho Magalhães