Metro: Estação da Reboleira abre esta quarta-feira

Obra representou um investimento de 60 milhões de euros.

O Metropolitano de Lisboa vai inaugurar esta quarta-feira o troço Amadora-Este/Reboleira, prolongando a linha azul até às freguesias de Falagueira/Venda Nova e de Águas Livres, no concelho da Amadora.

Esta obra, que representou um investimento de cerca de 60 milhões de euros, "apresenta-se como estratégico para o desenvolvimento económico da região da Grande Lisboa e determinante na qualidade de vida das populações que serve", refere o comunicado da empresa.

Viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal vai demorar 19 minutos e entre a Reboleira e a Baixa-Chiado 24 minutos. 

O Metropolitano de Lisboa destaca ainda que "além da redução dos tempos de viagem entre a Reboleira e Lisboa, a nova estação vai permitir uma redução, por ano, de três mil toneladas de emissões de CO2, o que associa a este empreendimento claros benefícios ambientais, dos quais se destacam a redução da emissão de poluentes e menores consumos de energia, a redução da pressão sobre o estacionamento, a redução da poluição sonora”.

A rede do Metro vai passar assim a ter 44,2 quilómetros de comprimento e um total de 56 estações, nas suas quatro linhas.

A empresa salienta ainda que "com a nova estação de metro Reboleira é criado um novo interface multimodal que reforça o sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo, ainda, parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel".