MMA: Autoridades irlandesas estão a investigar morte de João Carvalho

    

Depois do pai de Charlie "The Hospital" Ward, adversário do lutador português de Artes Marciais Mistas (MMA) João Carvalho no combate da Total Extreme Fighting em Dublin , ter dito ao programa Liveline da RTÉ Radio 1 que "o árbitro deveria ter terminado o combate mais cedo", foram abertas duas investigações separadas por parte das autoridades irlandesas, segundo noticiou a imprensa do país.

O campeão da UFC Conor McGregor, que esteve no estádio nessa noite  apoiar Ward, seu colega de equipa, também já falou sobre o caso,  depois de publicar uma mensagem de pesar no facebook lembrando Carvalho "como um lutador dos diabos". No entanto afirmou à MMAConnect TV que "o árbitro deveria ter terminado o combate um pouco mais cedo", algo que só aconteceu no terceiro assalto, já com o lutador português no chão a ser socado pelo adversário.

A Gardaí (polícia da Irlanda) confirmou que abriu uma investigação para apurar as causas da morte do atleta de 28 anos – que morreu após 48 horas em estado crítico no Hospital Beaumont na capital irlandesa -, um procedimento normal no caso de mortes súbitas. Em separado, a Autoridade de Saúde e Segurança (HSA, em inglês) também iniciou um inquérito preliminar – apesar não ser habitual que a HSA se envolva nestas situações – para analisar "as circunstâncias em que o trágio incidente ocorreu com vista a determinar se existe uma relação entre empregador/empregado", como divulgado em comunicado.

A Associação Irlandesa de Pancrácio Irlandesa – a instituição responsável pela MMA no país – já disse que está disponível para participar na investigação. O seu presidente é o treinador de McGregor e Ward, John Kavanagh.

O ministro do Desporto irlandês Michael Ring disse esta quarta-feira à RTÉ Radio 1 que "claramente existe um problema" e que é necessário regulamentar esta modalidade no país. "O que eu vou fazer é perguntar ao John Treacy da Sports Ireland [agência nacional do desporto] para ver o que é que é possível fazer para regulamentar este desporto", afirmou. A MMA não é no entanto patrocionada pela Sports Ireland.

Michael Ring afirmou ainda que "há dois anos já tinha visto começar a nascer o perigo destas situações" após ter tido várias reuniões com os responsáveis da MMA, e que a "natureza fragmentada" deste desporto na Irlanda aliada à falta de  um orgão dirigente próprio está a dificultar a possibilidade de o regulamentar.

Para já o cenário de negligência por parte do árbitro está afastado. Pelo menos é isso que pensa o treinador Vitor Nóbrega, que disse ontem ao i que a morte do seu atleta "foi uma fatalidade difícil de prever", mas garantiu que todos as medidas de segurança foram seguidas no estádio até ao hospital.

Foi marcada para hoje de manhã uma autópsia ao corpo de João Carvalho.