Exército: Governo propõe Rovisco Duarte para novo Chefe de Estado-Maior

O ministério da Defesa vai propor na quinta-feira, durante a reunião do Conselho de Ministros, o tenente-general Rovisco Duarte para a chefia do Estado-Maior do Exército, disse à agência Lusa fonte do Governo.

Frederico Rovisco Duarte, que é atualmente Inspetor-Geral do Exército, foi escolhido de entre os oito tenentes-generais do ramo no ativo. A lista incluía António Agostinho, atual vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, José Caldeira, comandante operacional dos Açores, José Rodrigues da Costa, comandante da Academia Militar, Manuel Silva Couto, comandante da GNR, António Faria Menezes, Comandante das Forças Terrestres, José Calçada, comandante do Pessoal, e Fernando Serafino, comandante da Logística eram os oito generais elegíveis [três estrelas].

Após a proposta do Governo, o chefe do Estado-Maior do Exército é nomeado pelo Presidente da República.

Recorde-se que Carlos Jerónimo pediu a demissão do cargo dois dias depois de o ministro da Defesa Nacional ter exigido um esclarecimento em relação às afirmações feitas pelo subdiretor do Colégio Militar sobre discriminação de alunos homossexuais.