Vítor Gaspar: Fuga dos mais ricos é ‘inaceitável’

O ex-ministro das Finanças ,Vítor Gaspar considerou que a evasão fiscal revelada pelos “Papéis do Panamá” é “simplesmente inaceitável”, num momento em que o planeta atravessa um período de dificuldades económicas. As revelações foram feitas durante uma  conferência de imprensa no âmbito das reuniões da primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial,…

"Numa altura em que as perspetivas económicas não são brilhantes e as populações devem contribuir mais para as finanças públicas é simplesmente inaceitável ter a impressão de que os ricos não pagam a justa contribuição para aquele esforço", salientou o ex-governante.

Vítor Gaspar reconheceu, no entanto, que a questão da evasão fiscal "afeta todos", mas admitiu que a transferência financeira tem experimentado "progressos consideráveis". Ainda assim precisa de melhorar, em particular através do reforço de troca de informações fiscais entre os países para melhor identificar o abuso.

Para o responsável, a luta pela transferência financeira tem experimentado "progressos consideráveis", mas ainda precisa melhorar, em particular através do reforço de troca de informações fiscais entre os países para melhor identificar o abuso.

O FMI, acrescentou Vítor Gaspar, está pronto para ajudar os seus membros no desenvolvimento de "sistemas necessários" de recolha de informação para que "cada contribuinte possa ter a certeza de que todos pagam a sua justa parte"