Airbnb vai passar a cobrar a taxa turística em Lisboa

A partir do dia 1 de maio, a Airbnb vai passar a cobrar a taxa turística de um euro por noite a todos os turistas que fiquem alojados em Lisboa.

Este acordo segue-se a outros já assinados com as cidades de Amsterdão e Paris.

"A partir de 1 de maio, a plataforma começará a coletar e enviar, em nome dos operadores de turismo local (anfitriões) que estão nela inscritos, a taxa turística devida pelos visitantes. A verba será acrescentada ao total pago pelos visitantes em todas as estadias na cidade e remetida à autarquia trimestralmente. O novo processo é totalmente automático e integrado na plataforma Airbnb, facilitando que a Câmara Municipal de Lisboa receba esta importante fonte de receita", esclarece.

De acordo com João Paulo Saraiva, vereador dos recursos humanos e finanças, "a implementação deste acordo com a Airbnb é um importante passo para simplificar o processo de coleta da taxa turística e tornar mais claras as formas de funcionamento do alojamento local. Este sector de atividade tem tido uma importante contribuição para a economia da cidade, na criação de emprego e como complemento do orçamento familiar", acrescentando ainda que "a taxa turística vai reverter para o fundo de desenvolvimento turístico, que tem como objetivo promover de forma sustentável o sector do turismo, nesta e noutras vertentes, harmonizando-o com outras áreas estratégicas de crescimento da cidade, que melhorem a vida das pessoas que a habitam e visitam".