Sismo no Equador faz pelo menos 77 mortos

A costa pacífica do Equador foi este sábado à noite atingida por um forte sismo de magnitude 7,8, o mais forte das últimas décadas.

Guayaquil, a maior cidade do Equador, foi o local mais afetado pelo sismo. “A maior parte das pessoas veio para a rua com mochilas, caminhando para uma zona mais alta”, disse à Reuters Ramon Solorzano, residente naquela cidade. “As estradas estão destruídas. Não há energia eléctrica e os telefones não funcionam”.

Segundo o vice-presidente Jorge Glas, o primeiro balanço apontava para 41 mortos, mas numa nova atualização confirmou-se  77 vítimas mortais e mais de 600 feridos.

O Presidente do Equador, Rafael Correa, que se encontrava em Itália numa visita ao Vaticano, já declarou o estado de emergência nacional em seis províncias e fez um apelo à calma: “O nosso amor infinito vai para as famílias daqueles que morreram”, afirmou no Twitter.

O sismo afectou tambémos países vizinhos: o Peru lançou um alerta de tsunami na costa norte e na Colombia uma clínica médica foi evacuada por prevenção.