Augusto Matine, o treinador que descobriu Paulo Bento

Às portas do Euro-2012, o SOL falou com o homem que descobriu Paulo Bento, treinador da selecção portuguesa, num pequeno clube de Lisboa, quando este tinha apenas 18 anos.

augusto matine é um treinador com comprovada experiência na área de pesquisa e descoberta de novos talentos de futebol.

o técnico moçambicano trabalhou durante muitos anos no clube estrela da amadora, de portugal, onde projectou e lançou vários jogadores com potencial. um deles foi paulo bento, actual seleccionador nacional de futebol de portugal. a duas semanas do pontapé de saída do euro-2012, o sol conversou com augusto matine.

descobriu paulo bento com 18 anos, no clube de futebol benfica, tendo depois feito démarches para que este prestasse testes no estrela da amadora. como foi esse processo?

conheci o paulo bento no bairro onde eu morava em lisboa, benfica. existia lá uma equipa pequena chamada clube de futebol benfica. na altura, eu estava no estrela da amadora [clube nos arredores da capital lisboeta], como olheiro, e, quando dali saía, ia ver os meus filhos treinar naquele clube mais pequeno, onde estava um treinador que foi meu colega quando ainda jogávamos futebol. foi aí que vi alguns jogos de paulo bento que, nessa altura, só entrava em substituições. vi um jovem que jogava de cabeça levantada e com boa qualidade de passe. num dos jogos, o clube de futebol benfica estava a perder por 2-0, mas acabou vencendo o jogo por 3-2 com uma boa prestação de paulo bento. lembro-me que ele mostrou uma excelente qualidade técnica e de passe de bola. perguntei ao treinador porque é que o paulo não jogava mais regularmente, mas ele respondeu-me que o miúdo estava a ganhar maturidade como futebolista. mais tarde, voltei a vê-lo num jogo em que não foi titular da equipa. mas, quando ele entrou em campo, brilhou e fez a diferença, ajudando a sua equipa a ganhar. foi aí que decidi contactar o joão alves [treinador do estrela da amadora, na altura] e lhe pedi que aceitasse o paulo bento nos treinos da equipa principal do estrela da amadora.

o que falhou para que, numa primeira fase, ele não tivesse convencido o treinador do estrela da amadora, joão alves?

o paulo bento fez dois treinos com a equipa do estrela da amadora, mas o joão alves não viu as suas qualidades como jogador. na verdade, a observação foi quase nula, porque o joão alves estava muito preocupado em preparar o estrela da amadora para um jogo que a equipa tinha, poucos dias depois. e assim paulo bento regressou ao clube de futebol benfica. mas eu conhecia as suas qualidades e, por isso, insisti. ele teve outra oportunidade e voltou a treinar com a equipa principal do estrela da amadora. nesse treino, mostrou a sua capacidade técnica. depois do treino, o joão alves disse que o paulo bento podia assinar contrato, porque tinha qualidade para tal. mas ele não foi integrado de imediato no plantel da equipa principal. eu tinha um grupo de 15 ou 16 jogadores. e nós temos uma política: os juniores que mostrassem qualidade ficavam connosco no clube. fazíamos a integração gradual, de acordo com a necessidade. o tratamento era direccionado.

como é que o paulo bento acabou por entrar na equipa titular?

por sorte. o estrela da amadora tinha jogos do campeonato e da taça de portugal. e lembro-me que o joão alves tinha dois ou três jogadores lesionados na altura. ele tinha muitas limitações em termos de opções, daí que convocou paulo bento e barote, um jogador cabo-verdiano, e eles brilharam no jogo e ajudaram o estrela da amadora a vencer nos penáltis. foram os melhores em campo. a partir desse jogo, passaram a jogar com regularidade.

de que forma decorreu, depois, a transferência de paulo bento do estrela da amadora para o vitória de guimarães?

no ano seguinte, depois de brilhar no estrela da amadora, paulo bento foi cumprir o serviço militar. nessa altura, o estrela da amadora já era treinado por jesualdo ferreira – que não conhecia as qualidades de paulo bento. e este também não podia treinar regularmente: por inerência do serviço militar, foi transferido para guimarães [no norte de portugal], onde viria a assinar contrato depois. no guimarães, reencontrou o técnico joão alves. foi ali que brilhou, ao lado de pedro barbosa, e foi chamado para a selecção de portugal. depois, acabou por ser transferido para o sport lisboa e benfica. neste clube, transformou-se num jogador de grande nível. partiu, depois, para o oviedo, em espanha, tendo mais tarde regressado a portugal, pelo sporting, onde terminou a sua carreira.

depois de terminar a carreira de jogador, abraçou a de treinador nas camadas de formação do sporting. acreditava no seu sucesso como treinador?

ele assumiu a carreira de treinador como se já desempenhasse essa função há muito tempo. não é por acaso que o sporting mostra abertura para todos exporem as suas capacidades e qualidades. foi isso que aconteceu com augusto inácio. o paulo bento mostrou que era – e sempre foi – um grande líder, dentro e fora de campo. procurou implementar, no sporting, aquilo que tinha como jogador. e deu-se bem, porque é um grande profissional.

por que razão acha que ele foi escolhido para treinar a selecção portuguesa de séniores?

não fiquei espantado com a indicação de paulo bento para o cargo de seleccionador nacional de futebol de portugal. acredito que o escolheram devido ao seu elevado grau de profissionalismo. tacticamente, tem boa leitura de jogo e qualidade de passe. todos estes predicados ajudaram-no a construir uma selecção à sua imagem. uma selecção com personalidade e carácter.

o que espera da prestação da selecção portuguesa no euro-2012?

como disse, paulo bento montou uma selecção à sua imagem. acredito que poderá ter uma boa prestação no euro-2012. no entanto, vai ser uma tarefa complicada, pois a holanda, a alemanha e a dinamarca são equipas dignas de respeito. recordo-me que portugal, numa altura em que paulo bento era jogador, foi à alemanha com uma das melhores equipas da altura, e venceu por 1-0, com um golo de carlos martins.

como define paulo bento?

desde a sua juventude, paulo bento sempre foi uma pessoa respeitável. uma pessoa firme. um jogador com boa leitura táctica e com qualidades técnicas excepcionais.