AC/DC: Brian Johnson diz que a sua carreira não terminou

AC/DC confirmaram recentemente que a digressão Rock or Bust the World continuará com Axl Rose no lugar do lendário vocalista da banda australiana.

Dias depois da confirmação de que Axl Rose substituiria mesmo Brian Johnson na digressão Rock or Bust the World, o vocalista de AC/DC brigado a deixar os palcos devido a problemas auditivos, dirigiu-se aos fãs num detalhado comunicado sobre o seu afastamento, em que explica o que o levou a tomar a decisão e fala sobre aquele que foi o “dia mais negro” da sua carreira.

“A 7 de março, depois de vários exames feitos por médicos especializados em perda de audição, fui avisado de que se continuasse a atuar em grandes concertos arriscava ficar completamente surdo”, escreveu Brian Johnson. “Ao mesmo tempo que nesse dia fiquei horrorizado com a realidade da notícia, já algum tempo que me vinha apercebendo que a minha perda parcial de audição estava a começar a afetar o meu desempenho em palco.”

 Não consigo imaginar-me a seguir em frente sem fazer parte disto, mas por agora não tenho escolha

“Estou mais destroçado do que alguém possa imaginar. A experiência emocional pela qual estou a passar é pior do que qualquer coisa que tenha sentido antes”, desabafou o músico. “Ser parte dos AC/DC, gravar discos e aturar para os milhões de fiéis seguidores da banda ao longo dos últimos 36 anos foi o trabalho da minha vida. Não consigo imaginar-me a seguir em frente sem fazer parte disto, mas por agora não tenho escolha. A única coisa que é certa é que continuarei sempre com os AC/DC em cada concerto, em espírito se não for em pessoa.”

Johnson, que se tornou vocalista de AC/DC em 1980, depois da morte de Bon Scott, explicou que ultimamente tinha já alguma dificuldade em ouvir os restantes músicos em palco. “Os nossos fãs merecem uma performance ao mais alto nível, e se por alguma razão eu não conseguir estar a esse nível eu não vou desapontá-los ou embaraçar os outros membros dos AC/DC”, prosseguiu o músico de 68 anos no comunicado, em que acrescentou que não queria ter parado agora. “Não sou um desistente e gosto de terminar o que começo”, afirmou. “No entanto, os médicos deixaram claro para mim e para os meus companheiros de banda que não tinha escolha a não ser não dar os próximos concertos e possivelmente outros mais além.”

A única coisa que é certa é que continuarei sempre com os AC/DC em cada concerto, em espírito se não for em pessoa

Isto porque, apesar de estar impedido de dar concertos em estádios ou grandes salas, não tenciona deixar a música. “Os médicos disseram-me que posso continuar a gravar em estúdio e eu tenciono fazê-lo”, assegurou. “De momento, o meu foco está no meu tratamento para melhorar a minha audição. Espero que com o tempo a minha audição melhore e me permita voltar a atuar ao vivo.”

Os AC/DC anunciaram no fim de semana que a digressão internacional que tinha sido interrompida com a paragem de Johnson e que passa a 7 de maio por Lisboa, com um concerto no Passeio Marítimo de Algés, prosseguirá com a voz a ser assegurada por Axl Rose. A Everything Is New continua sem estar em condições de avançar se poderá reembolsar o valor dos bilhetes.