Portugal é o terceiro país da Europa com o défice mais alto

O Eurostat confirmou hoje que o défice do ano passado ficou em 4,4% do PIB, o número já avançado pelo INE no final de março. Os dados hoje revelados pelo organismo de estatística europeu mostram que Portugal tem o terceiro défice mais alto da união europeia, empatado com o Reino Unido. Grécia e Espanha lideram…

Atenas fechou o ano passado com um défice orçamental de 7,2% e Madrid com 5,1%. Portugal empata com o Reino Unido nos 4,4%,  mas mo caso português o valor do défice inclui o impacto da operação de recapitalização e venda do Banif no final de 2015. Sem este efeito, o défice teria ficado em 3%.

No total, há seis países em incumprimento de uma das principais regras impostas pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento, que impede que o défice orçamental exceda 3 %. Além de Grécia, Espanha, Poertugal e Reino Unido, a França está acima daquele patamar (3.5%), tal como a Croácia (3.2%).

Os países com melhor desempenho neste indicador estão no norte da Europa. Alemanha tem um excedente orçamental de 0,7% do PIB e o Luxemburgo atinge um saldo positivo de 1,2%.

joao.madeira@sol.pt