Costuma tomar medicamentos para a azia? Então tenha atenção a estes efeitos secundários

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Washington e publicado no Journal of the American Society of Nephrology alerta para os efeitos secundários dos medicamentos usados para tratar a azia.

Vários estudos alertaram para a possibilidade de ataque de coração, fratura na anca e pneumonia como efeitos secundários destes medicamentos. Esta nova investigação alerta para os problemas renais provocados pela toma do fármaco.

O artigo sugere que a o consumo prolongado de certos medicamentos utilizados para tratar a acidez estomacal, o refluxo ácido e as úlceras de estômago pode ter efeitos nocivos nos rins. 

Os investigadores analisaram mais de 170 mil consumidores destes medicamentos e mais de 20 mil pessoas que usavam bloqueadores de recetores H2 da histamina, uma alternativa que também suprime o ácido do estômago.

As pessoas foram analisadas durante cincos anos e os cientistas chegaram á conclusão que aqueles que tomavam os primeiros fármacos tinham uma maior probabilidade de sofrer uma perda da função renal do que os que tomavam bloqueadores dos recetores H2. Para além disso, tinham também 28% mais risco de desenvolver doença renal crónica e cerca de 96%  de probabilidade de desenvolver insuficiência renal.

Para saber mais, clique aqui