Um museu que se reinventa ao ritmo das notícias

O projeto começou a ser pensado há um ano e meio, quando João Paixão Martins, diretor executivo da agência de comunicação LPM, visitou o museu dos media em Washington, EUA. 

Um museu que se reinventa ao ritmo das notícias

Entusiasmado, desafiou o amigo Rodrigo Moita de Deus para lá ir. Moita de Deus, jornalista e comentador, observou e achou que era possível construir, em Portugal, algo que partisse das premissas de um museu de novo tipo, que juntasse as novas tecnologias e a interação dos visitantes. Reuniram-se Luís Paixão Martins (pai de João e fundador da LPM), Rodrigo Moita de Deus e João Paixão Martins para pensarem como seria possível produzir um museu das notícias que fosse ele próprio um media. «Já existem em Portugal museus com espólios sobre a comunicação social, mas não havia nada sobre narrativas e histórias da história. O News Museum é um media, está pensado, projetado e desenhado para ser atualizado sempre que a notícia o exigir. É um veículo para contar histórias», diz ao SOL o diretor do novo museu, Rodrigo Moita de Deus. Nas 11 áreas desta infraestrutura, Rodrigo Moita de Deus sublinha um aspeto simbólico que o News Museum pretende capturar: a capacidade dos media serem os contadores mas também os produtores da História. «A História é feita de fontes escritas, quando se faz a histórias das notícias faz-se também a histórias destes últimos séculos, e depois há momentos, como o que está retratado na nossa área de ‘duelos’, em que os media ajudam a fazer a própria História, como naquele ano de 1975 em que tudo se vai passar nos jornais e televisão e que temos uma tentativa de golpe de Estado, o 11 de Março, em direto», exemplifica Moita de Deus.

Situado no edifício do antigo Museu do Brinquedo em Sintra, o News Museum vai inaugurar no dia 25 de Abril pouco antes da meia-noite, revivendo a primeira senha do MFA. O seu primeiro visitante será o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.