Preços das chamadas em roaming vão baixar

Os preços das chamadas em roaming vão baixar a  partir de 30 de abril. No caso das chamadas recebidas o preço vai baixar 77%, passando dos atuais 5 cêntimos por minuto para 1.14 cêntimos por minuto (preços sem IVA).

De acordo com o regulamento aprovado em novembro de 2015, o preço das chamadas feitas em roaming passará a ser o preço praticado no país de origem do consumidor (preço das chamadas terminadas noutras redes), podendo ser acrescido de uma sobretaxa de cinco cêntimos por minuto, exatamente a mesma regra que vigorará para o tráfego de dados (preço doméstico acrescido de cinco cêntimos por megabyte).

Já no caso dos SMS enviados o preço também será o praticado no mercado doméstico, acrescido de uma sobretaxa de dois cêntimos (preços sem IVA).

Estes valores vão vigorar até 15 de junho de 2017, data a partir da qual não será cobrada qualquer taxa adicional, para além do preço retalhista doméstico.

Para dar a conhecer as mudanças nos preços do roaming, a ANACOM lança, a partir desta quarta-feira, uma campanha informativa na imprensa, rádio e na internet. A ideia é simples: alertar os consumidores para a necessidade de contactarem os respetivos operadores antes de viajarem.