Dívida pública aumenta para 233 mil mihões

A dívida pública portuguesa atingiu 233 mil milhões de euros em março, um aumento de 1,7 mil milhões de euros face ao mês anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal.

Segundo as estatísticas do banco central, a variação reflete sobretudo as “emissões líquidas positivas de títulos” em cerca de 1,4 mil milhões. Houve ainda um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos e uma diminuição de empréstimos.

Assim, o valor da dívida pública voltou a aproximar-se do nível registado em Janeiro, quando atingiu 234,7 mil milhões de euros, um dos valores mais elevados de sempre. 

O programa de Estabilidade aprovado na semana passada (PE2016) indica que a dívida pública tem de descer para 124,8% do PIB este ano, face aos 128,8% do PIB no ano passado.

Segundo o Orçamento do Estado e o PE2016, a diminuição da dívida explica-se pelo crescimento da economia, por um superavit primário e pela amortização de dívida com os resultados provenientes da venda de ativos financeiros detidos pelas administrações públicas.

Os valores revelados hoje pelo BdP ainda não indicam o rácio da dívida face ao valor do PIB do primeiro trimestre, que ainda não é conhecido. Mesmo com um aumento em termos nominais, o rácio de dívida pode descer se o PIB nominal aumentar mais do que a dívida.

joao.madeira@sol.pt