Época balnear com mais de 4000 nadadores-salvadores

A um mês da chegada do verão, vila de Cascais abriu inaugurou ontem a época balnear de 2016. Durante os próximos 45 dias, “até dia 15 de junho, vão abrir o resto das praias a nível nacional, havendo a abertura da maioria a 1 de junho”, refere o presidente do Instituto de Socorros a Náufragos…

O dirigente referiu ainda que, este ano, para os 250 quilómetros de praias vigiadas em todo o país, há 4100 nadadores-salvadores espalhados pelas cerca de 1250 unidades balneares marítimas prontos para entrar em ação e proteger os banhistas.

O conselho das autoridades vai, mais uma vez, no sentido de alertar a população para a escolha de praias vigiadas. Mas, além destes milhares de quilómetros de areias protegidas, há 350 quilómetros de zonas balneares sem vigilância garantida. Tendo isso em conta, a Autoridade Marítima Nacional tem em marcha a assinatura de projetos com entidades privadas que possam garantir a segurança nesses locais.

Os surfistas, a quem será dada formação de salvamento, serão outra peça importante na segurança das praias. No ano passado, 80 resgates foram feitos por estes elementos.