Circo americano transfere elefantes dos espetáculos para centro de conservação de espécies

Os elefantes asiáticos do circo norte americano Ringling Bros and Barnum & Bailey’s – que existe há 145 anos ­– foram transferidos para um centro na Florida dedicado à conservação e proteção de espécies em perigo (https://www.ringlingelephantcenter.com/). No entanto, o circo continuará a utilizar tigres, leões, cavalos e cães nos seus espetáculos. 

O circo pertence ao grupo Feld Enternaiment e é um dos maiores dos Estados Unidos. Em março o grupo tinha informado em comunicado que retiraria os elefantes dos espetáculos até 2018. Cumpriu a promessa quase dois anos antes da data prevista.

Utilizar animais em espetáculos circenses é uma prática criticada há década pelas organizações ambientais e por grupos de defesa dos animais. A PETA foi uma das organizações a denunciar sistematicamente as condições em que os elefantes viviam e as agressões a que estavam sujeitos e já reagiu à notícia. “Os nossos esforços valeram a pena. Mas há mais trabalho a fazer. Precisamos de transferir os elefantes para um verdadeiro santuário e não para este centro, onde são acorrentados, e também precisamos de tirar os leões, os tigres e os outros animais do circo”.