Costa diz que a construção do Túnel do Marão é a mais relevante dos últimos 50 anos

O primeiro-ministro António Costa saudou este sábado, na pessoa de José Sócrates, todos os que contribuíram para a conclusão do Túnel do Marão e afirmou que este abre séculos de oportunidades para Trás-os-Montes.

Costa diz que a construção do Túnel do Marão é a mais relevante dos últimos 50 anos

 “Quero, na pessoa do senhor engenheiro José Sócrates, cumprimentar e saudar todos aqueles que desde 2007 até hoje contribuíram para que esta obra tenha sido concluída”, afirmou, dizendo que hoje “é um dia histórico para o país com a inauguração desta infraestrutura". Recorde-se que foi durante o Governo de José Sócrates, que esteve presente na inauguração, que se iniciou a construção desta nova autoestrada.

António Costa homenageou também os que trabalharam e projetaram esta obra, bem como os autarcas que levaram até ao fim a construção da autoestrada que liga Amarante a Vila Real.

"Nenhuma outra infraestrutura tinha sido tão relevante para vencer para barreira natural. Há 50 anos o Tejo, hoje o Marão. E vencer esta barreira do Marão tem um profundo significado", sendo possível assim “rasgar um ciclo de novas oportunidades ao desenvolvimento e de novas oportunidades à projeção do país na economia global", disse o primeiro-ministro.

'Se fosse PM, não estaria lá'

Pedro Passos Coelho, que falava no Porto à margem da apresentação das publicações "Europa – Pela Nossa Terra", disse que se fosse primeiro-ministro não estaria presente na inauguração do túnel do Marão.

"Creio que o túnel do Marão é uma obra bastante consensual em Portugal. Não vale a pena reclamar louros sobre ela. Mesmo que eu fosse primeiro-ministro, coisa que hoje não sou, e a obra fosse inaugurada amanhã [hoje], eu não estaria lá", afirmou.

Passos Coelho disse que “nunca” esteve na inauguração de uma obra enquanto liderou o Governo. "Nem de estradas, nem de autoestradas, nem de pontes, nem de coisa nenhuma. Estaria lá com certeza o senhor ministro da Economia em representação do Governo", acrescentou.